Dizia o romancista Victor Hugo que “há pessoas que observam as regras de honra como se vêem as estrelas, de longe”. Paulo Macedo afirma que “nós precisamos, queremos e achamos essencial o contrário”

By 8 Fevereiro, 2021Notícias

“É da acção, da persistência e da divulgação que estas acções vivem”, afirmou Paulo Macedo relativamente ao programa Compromisso Pagamento Pontual, do qual a Caixa Geral de Depósitos, a que preside, é também parceira. Acrescentando também que “ é importante mantermos este gesto simbólico e em particular na altura que atravessamos”, o presidente da CGD elogiou igualmente o facto de todas as empresas “presentes” estarem muito longe de qualquer sentimento de desistência, mesmo vivendo um contexto que envolve a perda de vidas e muito sofrimento.

“É de persistência, como todos os que aqui estão, que têm sido feitos os nossos dias e acreditamos que a nossa capacidade de adaptação vem a par com a nossa capacidade de resistência, dentro de uma conjuntura bastante má, com uma crise concreta e com danos gravosos, não valendo a pena dizermos que não sairemos dela com marcas, mas que o faremos seguramente”, afirma. “Mas para sairmos fortes, há que honrar os compromissos que temos feito, sendo que todos sabemos que o pagamento a horas é crucial”, acrescenta.

Citando o romancista Victor Hugo que afirmava que “há pessoas que observam as regras de honra como se vêem as estrelas, de longe”, Paulo Macedo afirma que “nós precisamos, queremos e achamos essencial o contrário” e que “há valores que continuam reais quando tanta coisa tem que mudar”. Para o gestor, “a actividade económica, a banca claramente, o comércio de uma forma muito particular, baseia-se nesta ideia de confiança mútua, de respeito e é isso que permite que as empresas se fortaleçam, que desempenhem a sua função, e que se criem condições para remunerações justas, sendo esta uma questão ética e moral”.

Afirmando que a participação e a parceria da CGD nesta iniciativa prendem-se com a sua relevância “e também com o que praticamos”, Paulo Macedo tem também autoridade e a possibilidade de apresentar a instituição a que preside como um excelente exemplo deste compromisso de pagamento a horas. Na verdade, e como explica, “a Caixa, durante todo o ano de 2020 e obviamente este ano também, começou a pagar a pronto todos os fornecimentos, desde o momento em que estes são validados”. Assim, “a qualquer fornecedor, e independentemente da sua dimensão, a partir do momento em que o serviço é validado, nós pagamos imediatamente a factura”. Para o presidente da CGD, “a questão do pagamento a tempo e horas obviamente que faz todo o sentido para a Caixa enquanto banco, mas faz também sentido para a nossa sociedade, sendo igualmente um factor potente em termos de racionalidade nas empresas”.

Para terminar e recordando que a palavra ‘economia’ tem a raiz no grego oikos, palavra que abrangia conceitos relacionados entre si como a família, a propriedade da família e a casa e que continuam a ser a base da nossa civilização e cultura, “assim também é a caixa”. E é “este sentimento de pertença e de proximidade que nos leva a encarar a actividade económica quer com princípios quer com propósito, sendo por isso também que nos associámos a esta iniciativa, na qual quem a organiza e quem está a ser de distinguido, está de parabéns”.