“Compromisso Pagamento Pontual” é um notável contributo dos empresários para uma economia mais prospera

By 21 Dezembro, 2020Notícias

Foi com forte convicção e imbuída de um pleno sentido cívico e de responsabilidade social, que no dia 29 de maio de 2018 a AIMMAP aderiu ao “Compromisso Pagamento Pontual”.

Desde o início que a AIMMAP se revê inteiramente com os princípios fundamentais deste projeto promovido pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, com a qual aliás temos diversos pontos de contacto. Com efeito, tendo ambas as associações mais de 62 anos de atividade ao serviço dos empresários, ambas desenvolvem diariamente um trabalho de apoio que é um importante ativo para a melhoria das empresas, e através destas, da sociedade.

Vemos o “Compromisso Pagamento Pontual” como um notável contributo dos empresários para uma economia mais prospera e consequentemente para melhorar o bem-estar dos cidadãos. 

É evidente que perante a atual crise provocada pela pandemia, hoje mais do que nunca, a adesão pessoal de cada líder ao compromisso de “pagar a tempo e horas”, acarreta uma enorme exigência e responsabilidade, até porque o pagamento pontual não depende só da boa vontade dos empresários.

Mas também é verdade que, hoje mais do que nunca, é desejável que os líderes adiram massivamente a este compromisso para assegurar uma melhor saúde financeira da qual todos beneficiam: empresas, famílias e até o Estado.

Na verdade, as empresas aderentes beneficiam quase sempre de melhores preços nas compras, e de grande fidelização de fornecedores e clientes, com todas as vantagens que isso tem. As famílias beneficiam de uma maior estabilidade nos seus orçamentos, com uma grande segurança quanto à data de recebimento, e conseguem assim tornar mais eficiente a gestão do orçamento familiar. E até o Estado fica a ganhar, que com uma economia mais próspera, vê aumentar a liquidez por via dos impostos pagos. 

No que respeita a pagamentos pontuais, evidentemente que o Estado tem um importante exemplo a dar, embora infelizmente nem sempre seja uma boa referência nessa matéria. 

Não obstante, a AIMMAP tem bem presente a sua missão quer junto das empesas, quer junto da sociedade e economia nacionais, e por esse motivo, e porque é indiscutivelmente para o bem de todos, desde maio de 2018 tem intensificado o seu empenho para que mais e mais empresas adiram ao “Compromisso Pagamento Pontual”, havendo atualmente um número significativo de empresas associadas que integram este movimento.