ARTIGOS

Estado volta a atrasar pagamentos a fornecedores há 5 meses e regressa a valores antes da pandemia

By | Notícias | No Comments

No dia 13 de março de 2020, o Governo anunciou com entusiasmo as primeiras medidas extraordinárias para apoiar as empresas e a economia no início da epidemia de Covid-19, referindo terem sido tomadas “medidas de aceleração de pagamentos às empresas pela Administração Pública, e pelo Portugal 2020, que praticará o pagamento de incentivos no prazo de 30 dias (…)”. Uma medida que considerada prioritária e fundamental para dar liquidez à economia portuguesa num momento de crise. Passados 15 meses deste anúncio, e várias fases de pandemia, o valor das dividas do Governo com mais de 90 dias cresceu 35 milhões de euros, de 434 milhões para 469 milhões (de fevereiro 2020 para abril de 2021).

Read More

Dizia o romancista Victor Hugo que “há pessoas que observam as regras de honra como se vêem as estrelas, de longe”. Paulo Macedo afirma que “nós precisamos, queremos e achamos essencial o contrário”

By | Notícias | No Comments

“É de persistência, como todos os que aqui estão, que têm sido feitos os nossos dias e acreditamos que a nossa capacidade de adaptação vem a par com a nossa capacidade de resistência, dentro de uma conjuntura bastante má, com uma crise concreta e com danos gravosos, não valendo a pena dizermos que não sairemos dela com marcas, mas que o faremos seguramente”, afirma. “Mas para sairmos fortes, há que honrar os compromissos que temos feito, sendo que todos sabemos que o pagamento a horas é crucial”, acrescenta.

Read More

“O Estado não pode ter dois pesos e duas medidas”, António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP)

By | Notícias | No Comments

“Desde Setembro de 2011 que estamos neste combate de sensibilização das empresas, independentemente da sua dimensão, e já agora do Estado, como forma de, e como é lema deste nosso encontro, fazer crescer Portugal. Todos nós queremos que Portugal atinja crescimento digno desse nome e isso implica um conjunto de factores, de atitudes e entre elas, esta boa prática dos Pagamentos Pontuais”, referiu António Saraiva no início da sua intervenção.

Read More

“Como podemos motivar um líder a pagar no prazo acordado?”, por João Pedro Tavares, Presidente da ACEGE

By | Notícias | No Comments

Sem o envolvimento e sensibilização dos líderes empresariais, que são decisivos em todo este processo de mudança, Portugal continuará na cauda da Europa no que ao cumprimento dos prazos de pagamento acordados diz respeito. Há que inverter este ciclo destrutivo que dá origem a despedimentos, à falência das empresas mais frágeis e ao sofrimento de milhares de famílias portuguesas

Read More

VÍDEOS